top of page
No estúdio
Buscar

Como melhorar a minha afinação?

Atualizado: 1 de jul. de 2022


Estúdio Vocal Ricardo Morra - Como melhorar minha afinação?

A música Desafinado de João Gilberto, traz a seguinte frase no seu final: “No peito dos desafinados também bate um coração”.

Essa frase diz tantas coisas sobre a voz e como deveríamos tratar os estudantes de canto. Você sabia que talvez você ache que seja desafinado, mas não seja. A afinação depende de vários fatores, as vezes você está cantando uma música que não está em uma tonalidade adequada para você. Um exemplo disso é uma mulher com uma voz aguda tentando cantar uma música do Renato Russo ou um homem com a voz grave tentando cantar uma música da Elis Regina nas tonalidades originais. É obvio que se você for iniciante e tentar, isso não vai dar certo, não é porque você é desafinado, mas porque está cantando uma música que está fora da sua tessitura.


As vezes você até consegue cantar uma música até um certo ponto, mas “desafina” em uma parte da música, numa parte mais alta por exemplo, é porque você é desafinado? Ou por que você ainda não tem o treino técnico para alcançar aquela nota?


As vezes pode ser uma questão de ansiedade, ou seja, você mal escuta a música e quer sair cantando junto, nós temos o processamento auditivo que vai decodificar o que escutamos e mandar um sinal para a laringe para que possamos reproduzir o que cantamos, as vezes a pessoa pode ter um problema no processamento auditivo e ai vai ter mais dificuldade mesmo, um trabalho em conjunto com professor de canto e fonoaudióloga pode resolver esse problema.


Qualquer que seja o seu caso você só vai saber se procurar ajuda para entender o que está acontecendo com você, o mais importante é lembrar que no peito dos desafinados também bate um coração, não seja tão rude com você, pois tudo é uma questão de treino e de receber os incentivos certos.



92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page